ACES

Minha foto
A Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas é a entidade de máxima representação dos estudantes do ensino básico no Ceará. Desde o seu congresso de fundação ocorrido em 21 de junho de 2008 está presente nas principais lutas de nosso estado. É no estado a entidade representativa dos estudantes reconhecida pela UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

terça-feira, 10 de julho de 2012

#MeiaNaExpocrato: Movimento Estudantil mobiliza pela Meia- Entrada

Nessa terça-feira (10), os estudantes cearenses realizam via redes sociais um tuitaço em defesa da meia entrada estudantil. Desta vez, a juventude reivindica o direito de pagar meia nos ingressos para nos shows e parques de diversão da Expocrato , um dos maiores eventos com exposição de animais e produtos derivados do Ceará que começou no último domingo (8/6) e segue por mais uma semana.
Segundo a Presidente da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES), Brenna Carvalho, a posição adotadada por parte das produtoras do evento fere o direito básico ao acesso a cultura e ao lazer, além de ser uma ofensa à luta histórica do movimento estudantil. Unidas em reivindicação, várias entidades estão organizadas junto aos estudantes com atos políticos e ações nas redes sociais em defesa do direito dos estudantes. Além ACES estará a União dos Estudantes do Crato (UEC) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).
Além de existir uma lei no município de Crato, existe também em nível estadual, a lei nº 12.302, de 17 de maio de 1994, a qual determina que “fica assegurado o abatimento de cinquenta por cento (50%) do valor efetivamente cobrado para o ingresso em casas de diversões, de espetáculos teatrais, musicais, circenses em casa de exibição cinematográfica, similares das áreas de cultura e lazer do Estado do Ceará, aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino de primeiro, segundo e terceiro graus, existentes no Estado do Ceará (Art. 1º.)”.
EM PROTESTO, ENTIDADES ESTUDANTIS LANÇAM NOTA DE REPÚDIOCom a hashtag #MeiaNaExpocrato, estudantes convocam twitaço para as 15 horas desta terça-feira (10). O movimento estudantil do município, do estado e de representação nacional dos estudantes também lançam nota de repúdio ao desrespeito a meia entra cultura na Expocrato, veja aqui.
Com o evento, o município recebe maratona de show até o próximo domingo (15), enquanto isso, a juventude segue em mobilização pela garantia do acesso. Segundo a produção do evento, os ingressos para assistir aos shows custam R$ 120 (pista) e R$ 300 (frontstage), valendo para os oito dias de festa. A estimativa de público é de 30.000 pessoas por noite. Além da programação noturna, a Expocrato traz também a mostra de animais e produtos agropecuários durante todo o dia.
Fonte: UBES

Nenhum comentário: