ACES

Minha foto
A Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas é a entidade de máxima representação dos estudantes do ensino básico no Ceará. Desde o seu congresso de fundação ocorrido em 21 de junho de 2008 está presente nas principais lutas de nosso estado. É no estado a entidade representativa dos estudantes reconhecida pela UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DEPOIS DE PASSEATA DOS ESTUDANTES, ÔNIBUS ESCOLARES DE PACAJUS VOLTAM A CIRCULAR




Sem ônibus escolares, setembro foi um mês de fortes mobilizações no município de Pacajus, no Ceará, onde os estudantes foram às ruas reivindicar o retorno da circulação dos coletivos municipais que tiveram seu itinerário suspenso pela Prefeitura. Com o calendário escolar afetado, muitos estudantes que moram longe das escolas perderam aulas por falta de condução. Os cerca de 30 dias acendeu uma forte mobilização dos secundaristas, resultando em uma grande manifestação no último dia 11/10.
Totalizando cerca de 300 estudantes que se concentraram na praça central da cidade exigindo a volta da circulação diária do transporte escolar de Pacajus, a passeata seguiu até a Prefeitura, onde aconteceu reunião com o prefeito.
Em resultado de toda mobilização e atividade dos estudantes, a pauta da juventude foi atendida e a circulação dos coletivos foi normalizada, como conta o ex-diretor da UBES no estado, hoje tesoureiro da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES), Vinícius França.
“Dentro de um dia conseguimos mobilizar todos esses estudantes, demonstrando o enfrentamento da juventude desde a década de 60. São mais de quarenta anos de história, sempre nos organizando em entorno das pautas estudantis. Nossa próxima questão em debate é a falta de democracia dentro das escolas, queremos mais diálogo com nossos diretores, e da mesma forma que conseguimos a volta dos ônibus, vamos continuar lutar por nossos direitos”, afirma.
Segundo conta Vinícius, toda mobilização que chamou atenção da Prefeitura e da população de Pacajus foi realizada pelos grêmios estudantis da escola de ensino profissionalizante Jose Maria Falcão, e da escola de ensino básico, Maria Padre Coriolano, ambas organizadas com a  ACES e UBES.