ACES

Minha foto
A Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas é a entidade de máxima representação dos estudantes do ensino básico no Ceará. Desde o seu congresso de fundação ocorrido em 21 de junho de 2008 está presente nas principais lutas de nosso estado. É no estado a entidade representativa dos estudantes reconhecida pela UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Estudantes e professores tomam as ruas de Fortaleza e exigem 100% dos royalties do petróleo para a educação




Nesta quinta feira (25/04), aconteceu em Fortaleza uma grande passeata que reuniu milhares de pessoas entre professores, estudantes e sindicalistas, tendo como principal bandeira de luta a destinação de 100% royalties do Petroleo para Educação.

Após uma intensa mobilização realizada nas escolas pela UBES(União Brasileira dos Estudantes Secundaristas),  ACES ( Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas, UNE (União Nacional dos Estudantes) e outras entidades locais, os estudantes foram as ruas com bandeiras e palavras de ordem exigindo mais investimentos na educação pública e a democratização do acesso ao ensino superior.

Para a Presidente da ACES, Brenna Carvalho, “o momento foi importante para mostrar que os estudantes organizados tem voz, vez e poder para pressionar as autoridades por mais investimentos na educação”. O Vice-presidente regional Ceará da UBES, Edvard Neto, afirmou que “mais investimentos para educação são importantes não só para melhoria estrutural das escolas, mas também para formação cidadã do estudantes” .

Ivo Braga, Vice-Presidente regional Ceará da UNE destacou a importâncias da unidade em torno de bandeiras centrais, como investimentos para educação: “o movimento estudantil unificado e em parceria com os demais setores da sociedade, como os sindicatos, são um barril de pólvora que podem dar inicio a grandes transformações”.

A passeata contou também com as presenças marcantes do Senador Inácio Arruda, autor do PL que destina 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação, e do Deputado Federal Chico Lopes, que coordena no Ceará a Comissão que discute a reformulação do ensino médio.

Durante todo o dia da atividade foram colhidas milhares de assinaturas em apoio às questões pautadas  na manifestação.